Logo
1
Untitled Document
A EMPRESA ....|.... FERRO GUSA ....|.... OBRAS ....|.... CONTROLE DE QUALIDADE ....|....CONTATO...|....PLANEJAMENTO....|.... WEBMAIL
Untitled Document
Versão em Português
English Version
Português
English

 A EMPRESA

FERRO GUSA - UNIDADE DE PRODUÇÃO
CONTROLE DE QUALIDADE
PLANEJAMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
  Untitled Document
 
 

 
DIRETRIZES ÉTICAS

A MARAGUSA espera que cada Colaborador atue, frente a todos os públicos, baseado em princípios sólidos, éticos e íntegros que representam a Seriedade e Coerência, que são fundamentadas nos valores estabelecidos pela empresa.

CLIENTE Satisfeito
SEGURANÇA TOTAL no ambiente de trabalho
PESSOAS comprometidas e realizadas
QUALIDADE em tudo que faz
EMPREENDEDORISMO RESPONSÁVEL
INTEGRIDADE
CRESCIMENTO e RENTABILIDADE
RELAÇÃO COM COLABORADORES
COMPROMISSOS DA EMPRESA

 


Participação


• Incentivamos a participação ativa dos Colaboradores no seu próprio desenvolvimento e proporcionamos as condições necessárias para tanto.
• Valorizamos a prática da delegação no trabalho dos Colaboradores e das equipes.
• Envolvimento, participação e dedicação total são fortes características em nosso ambiente de trabalho.
• Encorajamos em todos, o espírito empreendedor e o sentimento de responsabilidade pessoal pelos resultados.

 
Confiança

• Nosso relacionamento com os Colaboradores é marcado pelo entendimento, confiança e comprometimento mútuos.
• Atribuímos prioridade absoluta ao relacionamento direto e confiável com os nossos Colaboradores, valendo-nos da intervenção de terceiros para resolução de conflitos, somente quando necessário.


Transparência

• Proporcionamos e valorizamos um ambiente de transparência nas relações de trabalho e a liberdade de expressão.


Informação

• Damos prioridade ao nosso público interno quanto ao recebimento de informações, salvo casos em que a informação necessite ser disponibilizada simultaneamente a outros públicos, por imposição de normas legais.

Desenvolvimento

• O desenvolvimento da Organização depende diretamente do desenvolvimento das pessoas. Cabe a cada Colaborador buscar o auto-desenvolvimento, cabendo à Organização proporcionar condições para que isso aconteça.
• Entendemos que o desenvolvimento das pessoas não se esgota na vida profissional e na atividade empresarial. Devemos buscar, também, a formação de cidadãos comprometidos com as comunidades onde vivem.


Preservação da Privacidade

• Respeitamos a privacidade e a intimidade de nossos Colaboradores, sendo vedada a obtenção ou divulgação de informações sobre os mesmos sem seu prévio consentimento.

Admissão e Demissão

• Nossos Colaboradores são considerados como o mais importante patrimônio e principal investimento da Empresa.
• Como regra geral, restringimos a contratação de parentes.
• Por se tratar de um processo difícil para ambas as partes, conduzimos com respeito e dignidade o momento de desligamento de Colaboradores.

Aposentadoria

• Apoiamos as pessoas para que sua aposentadoria seja percebida como um processo natural da vida profissional e que seja tratada de maneira positiva, através de sua preparação.
• A aposentadoria de um Colaborador não deve nos desvincular da relação emocional e histórica que temos com ele.

Sindicatos

• Promovemos clima construtivo em nossas relações com entidades representativas de classe patronal e de categorias profissionais, que favoreça a melhoria contínua das relações de trabalho.
• Lucro é entendido como uma necessidade vital para a sobrevivência das Empresas, num regime de livre-iniciativa, e fator decisivo para o desenvolvimento econômico-social do País, através da geração de novos empregos, impostos e melhoria da renda da força de trabalho, diminuindo as desigualdades e possibilitando o aumento do poder aquisitivo e da circulação de riquezas.
• A franqueza no diálogo, a abertura aos argumentos e o respeito às posições de cada parte caracterizam nosso comportamento durante as negociações com os nossos Colaboradores.

Remuneração

• Adotamos um Sistema de Remuneração que objetiva desafiar e valorizar as pessoas e as equipes, reconhecendo seus desempenhos e suas contribuições diferenciadas.

Segurança e Saúde

• Para nós, o ser humano, em sua integralidade, é um valor que está acima dos demais objetivos e prioridades da Empresa.
• Orientamos e exigimos de nossos Colaboradores o cumprimento das Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho.
• Nenhuma situação de emergência, produção ou resultado pode justificar a falta de segurança das pessoas.
• Disponibilizamos aos nossos Colaboradores instalações, métodos e equipamentos de proteção de modo a proporcionar um ambiente saudável e seguro, adequado às nossas atividades.
• Adotamos mecanismos de prevenção de casos de dependência química, propiciando ainda oportunidades e apoio à recuperação dos Colaboradores.

COMPROMISSOS DOS COLABORADORES - Topo

Cuidado e Zelo

• Nossos Colaboradores empregam, nas suas atividades diárias, os mesmos cuidados com os bens da Empresa que empregam na administração de seu próprio patrimônio.
• Cada Colaborador procede, sempre, dentro de padrões de conduta de acordo com as Diretrizes Éticas, seja ao atuar internamente ou ao representar a Empresa.

Conduta Pessoal

• Nossos Colaboradores apresentam padrões de conduta que refletem sua integridade pessoal e profissional, de maneira compatível com seu vínculo com a Empresa e com a sociedade.
• Nossos Colaboradores representam a Empresa junto ao público externo e à imprensa somente quando autorizados, preservando a imagem positiva da Empresa em todas as suas atividades.

Conflito de Interesses

• Todo Colaborador avalia cuidadosamente as situações em que possa haver conflito de interesses com os da Empresa, executando atividades com recursos, bens, serviços ou créditos da Empresa exclusivamente no interesse da mesma.
• Todos os Colaboradores informam aos seus superiores quando alguma atividade particular possa interferir ou conflitar com os interesses da Empresa, esclarecendo sua natureza e extensão.
• Os Colaboradores somente praticam atividades profissionais externas que não prejudiquem sua atividade na Empresa e que não impliquem em uso de informações ou conhecimento de propriedade da mesma.

Tecnologia da Informação

• Ao fazer uso de tecnologia da informação, nosso Colaborador atua em conformidade com as regras legais pertinentes, a moral, a integridade e os bons costumes, abstendo-se de utilizar recursos não-autorizados.
• Todo Colaborador atua conforme a Política de Segurança de Informática da Empresa, quando da utilização de recursos de tecnologia da informação.


Presentes e Brindes

• Nossos Colaboradores não praticam atos de liberalidade às custas da Empresa e não oferecem ou recebem, de qualquer público, qualquer modalidade de vantagem pessoal direta ou indireta em razão do exercício de seus cargos, exceto brindes de pouco valor, distribuídos a título de propaganda institucional e com distribuição geral.

Lealdade

• Os Colaboradores mantêm lealdade à Empresa, não utilizando em benefício próprio ou de terceiros, com ou sem prejuízo para a Empresa, as oportunidades comerciais de que tenham conhecimento em razão do exercício de seu cargo.


Política de Segurança

• Cada Colaborador cumpre a Política de Segurança da MARAGUSA.
• Todos zelam por sua segurança e pela segurança de seus colegas e de suas equipes.
• Nossos Colaboradores procuram identificar tarefas inseguras e buscam, com persistência e determinação, solucionar o problema detectado.


Informação

• Nossos Colaboradores mantêm reserva sobre os negócios da Empresa, guardando sigilo sobre qualquer informação ainda não-divulgada para conhecimento do mercado, bem como sobre informações de terceiros obtidas no exercício de suas funções. Não utilizam essas informações para obter, pessoalmente ou para terceiros, vantagem de qualquer natureza.

• A informação é um ativo essencial dos processos de negócios da Empresa. Informações reservadas somente são divulgadas com a autorização do Conselho. Todo Colaborador que possui acesso a essas informações tem o cuidado de não expô-las, mesmo que involuntariamente, a terceiros (Clientes, Fornecedores, Mercado Financeiro, Comunidade, etc.).
• Nossos Colaboradores informam à Empresa sua participação em empreendimentos de qualquer natureza, seja como controlador ou minoritário, exceto investimentos meramente financeiros em companhias abertas, mediante ações negociadas em bolsa de valores.

RELAÇÃO COM OS CLIENTES - Topo

COMPROMISSOS DA EMPRESA

• Incentivamos o relacionamento duradouro e de confiança mútua com nossos Clientes.
• Garantimos o pleno atendimento ao contratado com os Clientes.
• Nossos Representantes Comerciais atuam de maneira condizente com as Diretrizes Éticas da empresa.
• Respeitamos os direitos dos clientes, atendendo às suas prioridades.
• Fornecemos produtos e serviços adequados ao uso de nossos Clientes, utilizando procedimentos que aplicam os conceitos e as práticas da Qualidade Total.
• Todas as unidades da Empresa têm a responsabilidade de projetar, fabricar e entregar produtos de qualidade.

COMPROMISSOS DOS COLABORADORES

• Nossos Colaboradores procuram identificar as prioridades dos Clientes e buscam, a partir desse conhecimento, aprimorar o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços.
• As promessas de entrega de produtos e serviços somente são assumidas por nossos Colaboradores quando podem ser realizadas.

RELAÇÃO COM FORNECEDORES - Topo

COMPROMISSOS DA EMPRESA

• Incentivamos o relacionamento duradouro e de confiança mútua com nossos Fornecedores.
• Somente contratamos Fornecedores idôneos, que atendam às suas obrigações legais e aos pré-requisitos estabelecidos e em conformidade com a instrução de serviço que rege esta prática.

COMPROMISSOS DOS COLABORADORES

• Colaboradores não devem contratar serviços ou obras particulares com Fornecedores da Empresa.
• Nossos Colaboradores que se envolvem na contratação de Fornecedores cumprem a específica norma vigente na Empresa.

RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA - Topo

COMPROMISSOS DA EMPRESA

• A Empresa utiliza práticas comerciais éticas na sua relação com a Concorrência, sempre respeitando as leis dos países onde atua.

• A Empresa acredita nos princípios do mercado e da Concorrência, respeitando a cultura e os interesses de cada comunidade onde atua.

COMPROMISSOS DO COLABORADOR

• Nossos Colaboradores respeitam o trabalho conduzido pelos Colaboradores de empresas concorrentes, sem cometer ato que possa denegrir a imagem dos concorrentes.

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE - Topo

COMPROMISSOS DA EMPRESA

Responsabilidade Social

• Estamos comprometidos em sermos uma Empresa responsável nas Comunidades onde operamos.
• Cada unidade da Empresa é parte integrante da Comunidade onde opera, cabendo-lhe, estimular, em seu âmbito, a formação de cidadãos responsáveis.

Igualdade

• A Empresa oferece igualdade de tratamento a todos os públicos, não fazendo qualquer discriminação em função de origem, sexo, raça, convicções filosóficas ou políticas, crença religiosa ou idade.

Trabalho Digno

• Não somos condescendentes com a exploração do trabalho escravo ou infantil, nem com quaisquer outras formas de degradação das condições humanas de trabalho.

Trabalho Voluntário

• Incentivamos e valorizamos a dedicação, por parte de nossos Colaboradores, seja pessoalmente ou representando a Empresa, no trabalho voluntário em benefício da Comunidade.

Comunicação

• O processo de comunicação da Empresa caracteriza-se pelo diálogo franco e direto.
• Mantemos canais abertos que incentivam a livre expressão de opiniões, atitudes e preocupações de todos os públicos com os quais interagimos.
• Todos os contratos da MARAGUSA com pessoas e organizações devem conter cláusula que assegure a confidencialidade das informações definidas como tal.

Transparência

• Asseguramos a transparência de nossos negócios e a veracidade das informações prestadas, observado o necessário sigilo sobre materiais confidenciais.

Publicidade

• Nossas campanhas publicitárias valem-se, exclusivamente, de conteúdos não-enganosos, socialmente aceitos, compatíveis com os bons costumes e a livre-concorrência e em conformidade com as leis vigentes.

COMPROMISSOS DOS COLABORADORES

Abuso de Poder

• Nossos Colaboradores, nos relacionamentos com os demais públicos, agem sem praticar qualquer atitude de abuso de poder, bem como assédio ou constrangimento de qualquer natureza, seja racial, sexual, político ou religioso.

Respeito Frente a Todos os Públicos

• Quando na representação da Empresa e em todas as suas atividades, nossos Colaboradores respeitam a diversidade de crenças religiosas ou convicções filosóficas e políticas, buscando promover a estabilidade das relações sociais.

RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE - Topo

COMPROMISSOS DA EMPRESA

Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável

• A Empresa destina investimentos permanentes em tecnologia de ponta e capacitação das equipes e busca parceria com setores da sociedade que têm sinergia com a produção de ferro gusa, tudo com o intuito de aprimorar a sua política de desenvolvimento sustentável.

Metas Claras para Preservação do Meio Ambiente

• As ações da Empresa estão orientadas para a responsabilidade social de preservação do meio ambiente, visando atingir as seguintes metas:

- Satisfazer as necessidades de conservação do meio ambiente, buscando a melhoria contínua dos nossos processos, dentro dos conceitos de desenvolvimento sustentável;
- Compartilhar com todos os Colaboradores a responsabilidade e o comprometimento com o Sistema de Gestão Ambiental;
- Garantir o desempenho ambiental dos tratamentos realizados, de forma adequada e permanente;
- Atender às exigências da legislação ambiental vigente nos diversos países onde atua;
- Tratar planejadamente as potenciais fontes de poluição do ar, da água e do solo, em conformidade com o plano de ação definido pelo Sistema de Gestão Ambiental;
- Reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos industriais.

COMPROMISSOS DO COLABORADOR

• Cada Colaborador segue criteriosamente o plano de ação definido pelo Sistema de Gestão Ambiental.

PESSOAS E EQUIPES

A MARAGUSA desenvolve práticas de gestão em recursos humanos com o objetivo de formar profissionais conscientes da sua importância estratégica no negócio. Suas práticas são pautadas pelo respeito, pela valorização à superação de desafios e à capacitação contínua.

Incentivam a participação ativa dos colaboradores, a delegação no trabalho, o envolvimento e a dedicação total, o espírito empreendedor e o sentimento de responsabilidade pessoal pelos resultados, num ambiente marcado pela consistência entre o discurso e a prática, pela transparência e pela liberdade de expressão.

O desenvolvimento de líderes MARAGUSA se sustenta num modelo de liderança capaz de transformar a Empresa por meio da gestão de pessoas, alavancando atitudes e performance dentro dos melhores padrões mundiais. Cultura MARAGUSA, autoconhecimento, gestão de pessoas e coaching são alguns dos conteúdos definidos na formação dos líderes.
A segurança total no ambiente de trabalho, um dos valores da MARAGUSA, é prioridade máxima e se expressa no comprometimento com a qualidade de vida dos colaboradores.

INVESTIMENTO SOCIAL - Topo

A sustentabilidade do MARAGUSA não está somente na gestão do negócio, na eficiência de seus colaboradores e na proteção do meio ambiente. Ela também está além dos muros de suas unidades, porque o sucesso empresarial caminha ao lado do desenvolvimento das comunidades. É por isso que a MARAGUSA apóia iniciativas junto à sociedade. São projetos que estimulam principalmente a difusão do conhecimento, o que potencializa a capacidade transformadora das pessoas e gera um ambiente de crescimento no entorno de suas operações.

A MARAGUSA também investe para que os projetos se tornem auto-sustentáveis, isto é, encontrem formas de se perpetuarem, tanto financeiramente quanto pela sua capacidade de gestão. São iniciativas que não apenas contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas também para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social e comprometidos com a construção de um país cada vez melhor.

   

 

 
 
©Copyright 2005 MARAGUSA - Marabá Gusa Siderúrgica e Mineradora LTDA