Logo
1
Untitled Document
A EMPRESA ....|.... FERRO GUSA ....|.... OBRAS ....|.... CONTROLE DE QUALIDADE ....|....CONTATO...|....PLANEJAMENTO....|.... WEBMAIL
Untitled Document
Versão em Português
English Version
Português
English

 A EMPRESA

FERRO GUSA - UNIDADE DE PRODUÇÃO
CONTROLE DE QUALIDADE
PLANEJAMENTO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
  Untitled Document
 
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FERRO GUSA
 
   
 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
 
   
  COMPOSIÇÃO QUÍMICA
 
ELEMENTOS
ESPECIFICAÇÕES

Carbono (C)

3.50 - 4.50 PCT
Silício (S)
1.00 PCT MAX
Maganês (Mn)
1.00 PCT MAX
Fósforos (P)
0.10 PCT MAX
Enxonfre (S)
0.05 PCT MAX
   
 
Historia do ferro
 

Admite-se que o ferro tenha sido descoberto quando, no período neolítico, fragmento desse minério, que circundavam as fogueiras feita para aquecer os homens nas cavernas, foram reduzidos a metal sólido pelo calor e contato com a madeira carbonizada.
Encontra-se contas de ferro nas tumbas de ai-Gezirat, Egito, datadas de 4000 a.C. As escavações feita nas áreas da antiga cidade de Ur, na Caldeia, revelaram a existência de um de artesanato incipiente de ferro no terceiro milênio antes da era cristã. Os portões da Babilônia de Nabucodonosor, no século VI a C, foram reforçados com ferro. Entre os Chineses, o uso do ferro remonta pelo menos as 2250 a.C. Na Bíblia, o Gênesis menciona Tubalcaim, artífice de instrumento cortante de bronze e de ferro.

A exploração de jazidas de ferro começou com regularidade em torno de 1500 a.C., provavelmente no Oriente Médio, de onde o metal teria sido importado por assírios e egípcios. A primeira referencia escrita do metal consta de uma mensagem dirigida por um imperador hitita ao faraó Ramsés II, no século XII a.C., do primeiro milênio da era crista em diante, o ferro difundiu-se por toda bacia do mediterrâneo .

Acredita-se que o ferro, a principio, tenha sido obtido por que não chegava a extrai-lo do minério, nem a liquefazê-lo, mas tornava-o maleável.
Dessa forma também se fundem os outros minérios associados ao do ferro, que se combinam e se transforma em escoria. Em estado incandescente, a escoria pode ser separada da massa, o que dá , como produto final, um bolo de ferro. Com o metal desses bolos foram fabricados os primitivos instrumentos de trabalho, como machados, martelos e pontas-de-lança.
A principal fonte de abastecimento de ferro da Roma antiga foi á península. O metal servia como matéria prima do gladius hispanus, espada curta de dois gumes usadas pelos legionários. Após a queda do império Romano, desenvolvel-se na Espanha a fabricação de objetos de ferro , tornando-se famosa as laminas de aço toledo, que rivalizaram com as de Damasco. As forjas Catalãs, de cuja evolução se originaram os grandes fornos, estenderam-se a França e a Alemanha e serviram para a fabricação de ferramentas e armas.

Na forja Catalã, que dominou a produção de ferro ate o século XV, o ar frio e insuflado na fornalha por meio de foles manuais. O carvão de madeira e posto na lareira e, quando se acha em brasa, e coberto por uma camada de minério, a qual se seguem camadas justapostas de carvão e minério, ficando a ultima ao lado do fole.
Insuflado o ar, o carvão se queima e se processa então, a redução do minério a metal.

Após diversas experiências e inventos, chegou-se ao alto-forno em meados do século XV. O ferro obtido em alto-forno tem o nome de ferro-gusa, ferro fundido ou simplesmente gusa. As temperaturas mais elevadas permitiram que o ferro absorvesse mais carbono que carvão e se transformasse em gusa, a qual sai do forno em estado liquido incandescente . Modernamente , o minério de ferro, alem da fabricação do gusa, também e aproveitado para manufatura de pigmentos, cimento, gás purificada e gás hidrogênico, bem como na fundição de várias ligas metálicas. A maior parte da produção mundial destina-se a indústria siderúrgica.

Instalou-se em São Paulo o primeiro forno de ferro da América , no fim do século XVI. Os de Jemestown, na Virgínia, Estados Unidos, são posteriores a 1607.
O mineral havia sido descoberto no Brasil, no inicio do século XVI, pelos jesuítas, que logo passaram a fabricar, com o metal obtido na forma primaria da redução do minério, anzóis, facas e outros tipos de ferramentas.

 

 
 
©Copyright 2005 MARAGUSA - Marabá Gusa Siderúrgica e Mineradora LTDA